sábado, 24 de setembro de 2011

Qual a melhor atitude para se dirigir a Deus?

A atitude fundamental para que nossa oração seja ouvida por Deus é a humildade. A oração que agrada a Deus é a oração humilde. Por quê?

Porque a humildade nos faz vermos como somos de verdade, vermos nossas fraquezas e defeitos, e assim, nos abrimos a Deus, escutamos a Deus, pois reconhecemos que precisamos dEle.

É isso que Jesus nos fala na parábola do Fariseu e do Publicano. Vejamos:

Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros:
Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano.
O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus , que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali.
Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros.
O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!
Digo-vos: este voltou para casa justificado , e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.
Evangelho de São Lucas, 18, 9-14

O Fariseu da parábola não era humilde e portanto mesmo cumprindo todas as suas obrigações rituais não se abria para escutar a Deus, falava com Deus de igual para igual, se vangloriando de ser o "bonzão". Deus não gosta quando bancamos o "bonzão".

Às vezes, as pessoas agem assim na escola, no clube, como quando vêm um colega que tem mais dificuldade em aprender, ou em entender a lição, e já pensam: "ainda bem que eu não sou como ele, meio 'burrinho ', EU não, EU sei a lição.. ."

Nós não podemos ser assim, em vez de julgar os outros, devemos ajudar os outros . Se o colega não entende, em vez de tirar sarro , ou esnobar , por que não ajudá-lo?

Ambos os homens estão falando com Deus, mas de maneira diferente. A atitude do Publicano é a da humildade, reconhecendo-se pecador e indigno de dirigir-se a Deus, ele se abre para Deus, que o ouve com compaixão.

Além da oração a virtude da humildade é fundamental na aquisição das outras virtudes e no relacionamento com as outras pessoas.

Agora é com vocês!

Pensem em 3 maneiras de ser mais humilde na escola e em casa e coloque sua resposta no comentário!

Um comentário:

  1. Orar mais;
    Fazer todas as obrigações;
    Sempre ficar perto de deus.

    ResponderExcluir